Volver a Home: LOJA DE BASQUETE

 

SAPATILHAS JORDAN

As sapatilhas Jordan marcaram uma historia, como o mesmo Michael, considerado por muitos como o melhor jogador da historia do basket que a cima  disso também soube expandir a sua própria marca de sapatilhas Jordan.

 

Gama ampla de modelos e também as suas novidades.

 

SAPATILHAS JORDAN: HISTORIA DE UMAS SAPATILHAS

As Sapatilhas Jordan são o resultado de uma bonita historia de amor entre a marca Estado-Unidenses Nike e o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos ,Michael Jordan.

SAPATILHAS JORDAN: HISTORIA DE UMAS SAPATILHAS NIKE - JORDAN

Em 1984 um jovem de Brooklyn que defrontava as ligas menores foi visto e contratado por uma equipe com a maior historia da N.B.A., Cicago Bulls. Tratava-se de um jogador muito completo e que destacava sobre tudo por o seu salto,o que levou ao apoio da Air Jordan. Michael Jordan parecia que voava sem motor antes de machucar o aro do cesto.

 
O dono da Nike  naquela altura Phil Knight, não ficou indiferente perante este prodígio da natureza e guardou o como uma jóia para a marca:o principal valor diferencial que faria ganhar a batalha das sapatilhas desportivas frente ao seu principal adversário, Reebok.
 
 
Ainda que Michael Jordan daquela ainda era só um jogador muito prometedor e que se esperava um grande futuro por a frente, a aposta da Nike era firme:queria converte-lo no ícone da marca  que perdurava ao longo do tempo e no pais com mais impacto no marketing do mundo. Assim o fez.Nike assinou com Michael Jordan um contrato milionário.
 

Umas Negociações Difíceis

As negociações com Michael Jordan não foram fáceis. Visto que o jogador começava a ouvir cânticos de sereia provenientes de outras marcas como Adidas.mas uma coisa pesou mais na balança: Jordan não desejava muito dinheiro ou carros de grandes valores, mas sim o que realmente queria era ser o emblema de marca própria dentro da empresa Nike. Assim o fez: Phil Knight ofereceu-lhe umas sapatilhas especialmente desenhadas para ele, algo que nenhum outro jogador do mundo o tinha, e também em nenhuma outra modalidade desportiva. Assim nasceu a o modelo de sapatilhas Nike Air Jordan, que se converteu no emblema para a marca Nike.
 
O contrato de Michael Jordan com a Nike tinha obstante, alguns requisitos e pontos a debater, visto que a marca Estado-Unidenses não queria oferecer em nenhum  momento dinheiro.
– O primeiro dos seus requisitos era que Jordan deveria ganhar o prémio de “melhor jogador juvenil do ano” na temporada de iniciado na N.B.A.
– O segundo requisito foi que passados os anos, devia conseguir o galardão ao  MVP da campanha regular, o que significa o prémio ao melhor jogador da liga.
– Ainda mais, ficava comprometido a dificuldade, que estava obrigado a marcar 20 pontos como mínimo em cada jogo.
 
Se nos três anos seguintes à assinatura do contrato Jordan não consegui-se  estes três requisitos ,a marca podia dar por finalizado o contrato de maneira unilateral.
 
Estes três requisitos imprescindíveis  de carácter desportivo  seriam anulados de maneira automáticas se conseguisse objectivos milagrosos em vendas.
Tratava se de algo bastante improvável visto que Michael Jordan não tinha muita fama nos seus começos, mas foi aceite por os responsáveis de marketing. O êxito destas sapatilhas foi um feito na historia da marketing que ainda hoje se continua a estudar nas escolas de negócios de todo o mundo. 
 
 

O desafio dos quatro  milhões de dólares

Phil Knight lançou um desafio que com um numero que parecia impossível.  Numa reunião com Jordan e os seus agentes de marketing, fique-sou uma quantia de quatro milhões de dólares em sapatilhas.”se venderes quatro milhões de dólares, não será necessário que consigas nenhum dos prémios desportivos. Pertenceras à marca para toda a vida.”   
 
O milagre aconteceu e as sapatilhas Nike Air Jordan conseguiram algo ainda mais difícil. A primeira vez que Michael Jordan estive de frente às suas sapatilhas,as suas palavras foram:”tem a cor do diabo”.Os presentes comentaram que o esboço original era muito do agrado do jogador de basquetebol, visto que conjugava preto e vermelho, as cores favoritas de Jordan;e, ainda as cores do uniforme da equipe com que alcançaria a gloria, Chicago Bulls. Depois de vários meses a dar-lhes voltas ás sapatilhas com uma grande equipe de desenhadores, agentes de vendas e o próprio Jordan envolvido de maneira muito activa na criação das sapatilhas chegou-se a resultado final.  Este modelo de sapatilhas já era uma realidade e só faltava que Michael Jordan as calçasse  nos seus jogos, o que daria uma grande visibilidade,visto que o basquetebol é o desporto com mais repercussão nos Estados Unidos.
 
 

Um Contratempo Inesperado

A historia das Air Jordan ia ter no entanto um contratempo inesperado.O comissario da N.B.A. não permitia que os jogadores calçassem sapatilhas de cores nos seus jogos. Era obrigatório que as sapatilhas fossem brancas, com o fim de que nos jogos não se tornassem uma autentica montra de vendas. Nike lutou muito contra esta medida que considerava completamente absurda visto que podia desabar a sua ideia de converter a Air Jordan na sua principal fonte de receitas da empresa.
 
 

A solução foi tão simples como arriscada

Michael Jordan seria o primeiro jogador da N.B.A. que calçaria  sapatilhas de cores mesmo arriscando.As proibições não importavam, pagariam as multas que  fossem necessárias o único que interessava era que ele fosse o rei do basquetebol mundial e que mostrasse as suas próprias sapatilhas três vezes por semana para os mil de espectadores no estádio e milhões de espectadores televisivos de todo o mundo. As multas que penalizavam a actualidade de Jordan e a sua marca por parte da NBA foram milionárias, mas o objectivo estava comprido:as vendas da Nike subiram como a espuma.
 
Nike deu-se ao luxo inclusive de criar um spot  televisivo que se queixava da actualidade, o  proibido a NBA que dizia respeito ás sapatilhas exibindo a Jordan com umas sapatilhas pixelizada. Este spot tive uma grande repercussão e finalmente levou à libertação por parte da NBA de tão absurdo requisito.         

SAPATILHAS AIR JORDAN

sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry
sapatilhas under armour curry

Além de Sapatilhas Jordan …

+34 627 735 087

Rúa Fotógrafo Luis Ksado 5.

36209 Vigo (España)

info@fuikaomar.es