Em 1984 um jovem de Brooklyn que defrontava as ligas menores foi visto e contratado por uma equipe com a maior historia da N.B.A., Cicago Bulls. Tratava-se de um jogador muito completo e que destacava sobre tudo por o seu salto,o que levou ao apoio da Air Jordan. Michael Jordan parecia que voava sem motor antes de machucar o aro do cesto.
O dono da Nike naquela altura Phil Knight, não ficou indiferente perante este prodígio da natureza e guardou o como uma jóia para a marca:o principal valor diferencial que faria ganhar a batalha das sapatilhas desportivas frente ao seu principal adversário, Reebok.
Ainda que Michael Jordan daquela ainda era só um jogador muito prometedor e que se esperava um grande futuro por a frente, a aposta da Nike era firme:queria converte-lo no ícone da marca que perdurava ao longo do tempo e no pais com mais impacto no marketing do mundo. Assim o fez.Nike assinou com Michael Jordan um contrato milionário.
Umas Negociações Difíceis
As negociações com Michael Jordan não foram fáceis. Visto que o jogador começava a ouvir cânticos de sereia provenientes de outras marcas como Adidas.mas uma coisa pesou mais na balança: Jordan não desejava muito dinheiro ou carros de grandes valores, mas sim o que realmente queria era ser o emblema de marca própria dentro da empresa Nike. Assim o fez: Phil Knight ofereceu-lhe umas sapatilhas especialmente desenhadas para ele, algo que nenhum outro jogador do mundo o tinha, e também em nenhuma outra modalidade desportiva. Assim nasceu a o modelo de sapatilhas Nike Air Jordan, que se converteu no emblema para a marca Nike.
O contrato de Michael Jordan com a Nike tinha obstante, alguns requisitos e pontos a debater, visto que a marca Estado-Unidenses não queria oferecer em nenhum momento dinheiro.
– O primeiro dos seus requisitos era que Jordan deveria ganhar o prémio de «melhor jogador juvenil do ano» na temporada de iniciado na N.B.A.
– O segundo requisito foi que passados os anos, devia conseguir o galardão ao MVP da campanha regular, o que significa o prémio ao melhor jogador da liga.
– Ainda mais, ficava comprometido a dificuldade, que estava obrigado a marcar 20 pontos como mínimo em cada jogo.
Se nos três anos seguintes à assinatura do contrato Jordan não consegui-se estes três requisitos ,a marca podia dar por finalizado o contrato de maneira unilateral.
Estes três requisitos imprescindíveis de carácter desportivo seriam anulados de maneira automáticas se conseguisse objectivos milagrosos em vendas.
Tratava se de algo bastante improvável visto que Michael Jordan não tinha muita fama nos seus começos, mas foi aceite por os responsáveis de marketing. O êxito destas sapatilhas foi um feito na historia da marketing que ainda hoje se continua a estudar nas escolas de negócios de todo o mundo.